coração de pastor

“Por esta razão, venho lembrar-lhe que reavive o dom de Deus que está em você pela imposição das minhas mãos. Porque Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. Portanto, não se envergonhe do testemunho de nosso Senhor, nem do seu prisioneiro, que sou eu. Pelo contrário, participe comigo dos sofrimentos a favor do evangelho, segundo o poder de Deus, que nos salvou e nos chamou com santa vocação, não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus.” (2 Timóteo 1:6-9, NAA)

Pastores são “seres” muito solitários. Carregamos inúmeras responsabilidades em nossos corações e mentes, que as ovelhas sequer conseguiriam imaginar. Nossas esposas, por mais abençoadas e parceiras que sejam não têm a vocação pastoral, então nem sempre compreenderão todos os desafios que experimentamos na pele (e elas nem mesmo têm este dever). Ser pastor é uma atividade que é possível somente pela graça.

Abaixo de Deus, somente outro pastor, um colega, pode nos entender e até ajudar. Mas, como fazer? Estamos longe, não temos um compromisso regular para nos encontrarmos, possuímos inúmeras atividades e em algumas situações vamos precisar nós mesmos de alguma capacitação, inclusive para a liderança de nossas igrejas neste século absolutamente novo. Além disso, precisamos fortalecer laços e vínculos de cuidado mútuo; colega cuidando de colega, com toda a compreensão do desafio pastoral. Você tem parceiros que lhe entendem, e você é capaz de entendê-los também. Mesmo assim, muitas vezes ficamos só.

O problema não é novo. Podemos ter conhecimento, fortalecer nossa teologia (um compromisso que deve durar a vida inteira) e até acumular títulos acadêmicos. Mas, e na prática? Como podemos sair de nossos escritórios (sejam eles o gabinete, a mesa da cozinha ou o smartphones), a fim de receber e oferecer ajuda para nossos corações e mentes?

Pensando nisso a Ordem dos Pastores Batistas do Brasil – Seção Goiás, buscou ao Senhor que nos vocacionou e trabalhamos a fim de viabilizar um projeto de mentoria com ênfase em duas necessidades pouco atendidas:

1 – O cuidado pessoal do pastor (seu coração e família);

2 – Capacitação para liderança ministerial.

O projeto não tem cunho acadêmico e tampouco se propõe a discutir teologia. Lógico que nos guiamos pela sã doutrina, reafirmando a nossa identidade batista. Então, mantendo estas coisas esclarecidas, o alvo deste projeto é construir relacionamentos entre os pastores do campo, caminhar para além das programações, trocar experiências da vida real e crescermos juntos sob a Palavra – para a glória de Deus, o bem das igrejas e a salvação do mundo.

Faça contato para receber mais detalhes do projeto “Coração e Mente”. Sua esposa, se desejar, está convidada a caminhar junto esta jornada. Envie uma mensagem para: executivo@opbbgo.org.

Deus nos abençoe grandemente com paz, misericórdia e graça.

Seu conservo,

Leandro Hüttl.
Presidente OPBB-GO.

INSTAGRAM DO PROJETO: @mentoria.opbbgo

QUERO PARTICIPAR

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *